Sair das Dívidas, Aumentar Renda e Ter Liberdade Financeira

CLIQUE AQUI!

Os 27 Melhores Versículos Sobre Dízimo Para Sua Educação Financeira

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Ronaldo | Prosperidade Cristã

Quer Aprender Educação Financeira ?

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE DE CRISTÃOS COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA A LUZ DA BÍBLIA.

100% livre de spam.

Compartilhe Agora Mesmo Este Conhecimento:

os melhores versículos sobre dízimo

Você já imaginou desvendar os segredos escondidos por trás das histórias mais fascinantes da Bíblia?

Você já se perguntou o que as histórias da Bíblia escondem por trás das palavras? Como as descobertas arqueológicas podem iluminar esses mistérios?

Não deixe essa oportunidade escapar! Inscreva-se agora e comece sua jornada de descoberta e transformação com "A Bíblia Comentada por Rodrigo Silva".

Clique na imagem abaixo e venha fazer parte desta comunidade com + de 30 mil alunos

Antes de apresentar a você os versículos sobre dízimos, precisamos entender o que a Bíblia diz com relação aos dízimos.

A palavra dízimo vem originada da palavra em hebraico (ma’aser) que significa literalmente a décima parte, já no grego a palavra usada é (dekate), que também significa a décima parte.

Na lei de Deus os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte de tudo que possuíam.

O dízimo tinha como função suprir as necessidades do culto e sustento dos sacerdotes, Deus considerava o povo responsável pela administração dos recursos que ele lhes dera na terra prometida.

Contudo, havia o reconhecimento que Deus é o dono de tudo ( Ageu 2:8, Salmo 24:1). Sendo assim ninguém possui nada que não tenha recebido do Senhor.

Nas leis sobre dízimos o Senhor estava apenas ordenando aos seus para devolverem parte daquilo que o Senhor já tinha dado. Além disso, o povo era instruído a levar várias ofertas como sacrifício, e também tinha as ofertas voluntárias que eram repetidas em tempos determinados e outras em tempos ocasionais.

Descubra o Caminho para uma Vida Plena e Significativa Explorando Princípios Bíblicos para a Transformação Pessoal

Um Guia Inspirador para Transformar Sua Existência Navegando na Jornada de Vida com Propósito

Um exemplo disso, foi quando os israelitas empreenderam a construção do Tabernáculo no Monte Sinai, onde trouxeram liberalmente suas ofertas para a construção. O povo ficou tão entusiasmado com o empreendimento que Moisés teve que pedir para cessar as ofertas. Êxodo 36:3-7

Isto Também aconteceu nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez um cofre para o povo lançarem as ofertas voluntárias a fim de custear os consertos do templo, onde todos contribuíram  com generosidade. 2 Reis 12:9-10

Semelhantemente nos tempos de Ezequias o povo contribuiu generosamente com as obras da reconstrução do templo. 2 Crônicas 31:5-19

Mas, houve ocasiões na história do antigo testamento, onde o povo de Deus passou a ser egoísta com o dinheiro, não repassando os dízimos e ofertas regularmente ao Senhor.

Durante a reconstrução do segundo templo, o povo parecia estar mais interessado na construção de suas propriedades, por causa dos lucros imediatos que lhe trariam, do que nos reparos da casa de Deus que se encontrava em ruínas.

Devido a isto Deus da um alerta ao povo em Ageu 1:3-6 por estarem sofrendo com problemas financeiros. Isto também aconteceu com o profeta Malaquias, onde Deus mais uma vez corrige seu povo por se recusar a trazer-lhe o dízimo. Malaquias 3:9-12

Veja o texto de Mateus 22:15-21.

Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras.

Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? “

Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: “Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova?

Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”. Eles lhe mostraram um denário,

e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição? “

“De César”, responderam eles. E ele lhes disse: “Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

O que Jesus está dizendo neste texto para mim, é que se César tem um percentual nos tributos e impostos, Deus também tem um percentual com meus ganhos.

E Jesus sabe que, quem quer dar uma de esperto com César sonegando impostos, também vai querer dar uma de esperto com Deus, não entregando os dízimos.

Agora que já vimos o que a Bíblia nos Mostra Sobre Dízimo, vamos ver os versículos sobre dízimos nas sagradas escrituras.

Os Melhores Versículos Sobre Dízimos 

1 A Primeira Atitude de Dízimo Ocorreu no Livro de Gênesis 

Ele abençoou Abrão”dizendo: “A bênção do Deus supremo, Senhor dos céus e da terra, seja sobre você, Abrão. E bendito seja o Deus supremo, que entregou os seus inimigos a você. ” Naquela hora Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo que tinha.

Gênesis 14.19-20

2 O Voto de Jacó Para Entregar o Dízimo ao Senhor. 

Depois de derramar óleo no monumento, Jacó fez uma promessa a Deus. Disse ele: “Ah, se Deus me guiar me proteger e me der alimento e roupa nesta viagem! E se me deixar voltar em paz para a casa do meu pai! Então escolherei o Senhor para ser o meu Deus. Este monumento será um lugar de culto – como casa de Deus. ” Jacó terminou a promessa, dizendo: “E, ó Senhor, eu devolverei a décima parte de tudo que me der! “ Gênesis 28: 20-22

3 O Dízimo Passa a Fazer Parte da Lei. 

Se você deseja aprender mais sobre o que a Bíblia diz sobre finanças,  Clique na imagem abaixo e conheça OS 3 SEGREDOS para SAIR DAS DÍVIDAS, AUMENTAR A RENDA e ter a LIBERDADE FINANCEIRA dos seus sonhos. É só clicar na imagem abaixo:

Os dízimos dos produtos da terra são do Senhor. É a décima parte dos produtos das lavouras e das frutas. Essa parte é santa ao Senhor.

Se alguém quiser comprar de volta alguma parte dos dízimos, pagará o preço dela, mais vinte por cento. “Também de todos os animais criados pelo homem – gado, rebanhos, animais domésticos – o dízimo pertence ao Senhor. De cada dez animais, um é do Senhor.

“Não importa se os animais dedicados como dízimos são bons ou ruins. Não se fará troca. Se algum animal consagrado como dízimo for trocado por outro, os dois ficarão pertencendo ao Senhor. Serão santos. Não poderão ser comprados de volta.

O Senhor deu estes mandamentos a Moisés, no monte Sinai, para o povo de Israel.

Levítico 27:30-34

4  O Dízimo é Atribuído aos Levitas.

Eis que aos filhos de Levi dou por herança todos os dízimos arrecadados em Israel, em compensação por seus serviços, isto é, o serviço devocional que fazem por meio do seu trabalho na Tenda do Encontro.

Números 18:21

5 O Dízimo é Estabelecido aos Levitas

Comunicarás o seguinte aos levitas: Quando receberdes dos filhos de Israel os dízimos que vos dou como herança da parte deles, separareis a parte de Yahweh, o dízimo dos dízimos.

Números 18:26

6 Em que Lugar Temos que Dizimar ?

No território de uma das tribos, o SENHOR Deus escolherá o lugar onde vai morar e onde o povo o vai adorar. Vocês irão lá e ali oferecerão em sacrifício os animais que são queimados no altar e também apresentarão outros sacrifícios.

Para esse lugar trarão a décima parte dos animais e das colheitas, as contribuições, as ofertas prometidas, as ofertas feitas por vontade própria e as primeiras crias das vacas e das ovelhas.

Deuteronômio 12:5-6

7 De Todos os Frutos.

Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.

Deuteronômio 14:22

8 Neste Texto Bíblico Mostra que Devemos Entregar o Dízimo Proporcionalmente as Nossas Bençãos.

Três vezes por ano todos os seus homens se apresentarão ao Senhor, ao seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da festa dos pães sem fermento, da festa das semanas e da festa das cabanas. Nenhum deles deverá apresentar-se ao Senhor de mãos vazias: cada um de vocês trará uma dádiva conforme as bênçãos recebidas do Senhor, do seu Deus.

Deuteronômio 16: 16-17

9 Quando o Dízimo foi Utilizado para Suprir Necessidades dos Estrangeiros, Órfãos e Viúvas.

No terceiro ano, ano dos dízimos, quando tiveres acabado de separar todo o dízimo da tua colheita e o tiveres dado ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva para que comam e fiquem saciados em tuas cidades, tu declararás diante de Yahweh, teu Deus: ‘Tirei de minha casa o que estava consagrado e o dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os mandamentos que me ordenaste. Não transgredi nem me esqueci dos teus decretos.

Deuteronômio 26:12

10 O Povo que Habitava em Jerusalém  foi Instruído a dar os Dízimos aos Sacerdotes e Levitas.

Além disso, ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que contribuísse com os sacerdotes e aos levitas, a porção que lhes era devida a fim de que pudessem dedicar-se ao estudo, ensino e prática da Torá, a Lei de Yahweh.

2 Crônicas 31:4

11  A Fidelidade nas Contribuições Atrai a Prosperidade.

Dê honra ao Senhor, oferecendo a Ele a primeira parte de tudo quanto você ganha.

Ele lhe dará trigo e cevada para encher completamente os seus celeiros; fará os seus tanques de espremer uvas transbordarem de tanto vinho!

Provérbios 3:9-10

12 Quem Planta Tem o Que Colher.

Quem reparte generosamente seus bens com outras pessoas se tornará cada vez mais rico; quem procura segurar mais dinheiro do que necessita acabará perdendo tudo.

Provérbios 11:24

13 Seja fiel com Seus Votos a Deus.

Por isso, quando você conversar com Deus e fizer uma promessa, não se demore em cumprir o que prometeu, porque Deus não se agrada dos tolos. Cumpra sempre as promessas que fez a Deus.

É muito melhor não prometer e fazer alguma coisa do que prometer e depois não cumprir.

Eclesiastes 5:4-5

14  O Senhor Deus é Dono de Tudo.

“Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos.

Ageu 2:8

15  A Colaboração dos Fiéis na Igreja Primitiva.

Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

Atos 4:34-35

16 O Dízimo Era Utilizado Para Suprir as Necessidades.

Naquele tempo alguns profetas foram de Jerusalém para Antioquia.

Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, pelo poder do Espírito Santo, anunciou: Haverá uma grande falta de alimentos no mundo inteiro. Isso aconteceu quando Cláudio era o Imperador romano.

Então os cristãos resolveram mandar ajuda aos irmãos que moravam na região da Judéia, e cada um deu de acordo com o que tinha.

Atos 11:27-29

17 É Possível Roubar o Senhor Deus nos Dízimos?

Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus? ” Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando? ” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas. Todos vocês estão me roubando, e por isso eu amaldiçoo a nação toda.

Malaquias 3:8-9

18 Fazendo Prova com Deus nos Dízimos.

Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.

Não deixarei que os gafanhotos destruam as suas plantações, e as suas parreiras darão muitas uvas.

Todos os povos dirão que vocês são felizes, pois vocês vivem numa terra boa e rica. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, estou falando.

Malaquias 3:10-12

19 Tome Cuidado Com Seu Coração.

Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.

Mateus 6:21

20 O Fato de Você Dizimar, Não o Isenta de Outras Responsabilidades.

Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.

Mateus 23:23

21 A Forma Que Semeamos Nos Mostra Como Recebemos.

Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

Lucas 6:38

22 O Amor Está Acima dos Dízimos.

Ai de vocês, fariseus! Pois dão para Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas não são justos com os outros e não amam a Deus.

E são exatamente essas coisas que vocês devem fazer sem deixar de lado as outras.

Lucas 11:42

23 Se Quiser Ter Muito Seja Fiel no Pouco.

Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes.

Lucas 16:10

24 O Dinheiro Não é Um Bom Senhor.

Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.

Lucas 16:13

25 Não Seja Orgulhoso Por Ser Dizimista.

Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros: Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos.

O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos.

Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho. ” Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador! ”

E Jesus terminou, dizendo: —Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

Lucas 18:9-14

26 O Amor ao Dinheiro Vai Fazer Muito Mal a Você.

Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.

1 Timóteo 6:10

27 Faça o Bem Com Persistência.

Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. 

Gálatas 6:9

Concluindo Os Melhores Versículos Sobre Dízimo

Levando em consideração que é importante analisar o contexto de cada versículo sobre dízimo que foi citado neste post. O objetivo aqui é edificar a sua vida financeira seguindo princípios bíblicos sobre finanças.

Se você deseja ter um conhecimento mais profundo sobre este assunto, recomendo que faça uma análise de cada texto citado.

Além disso, recomendo que veja também:

Versículos Sobre Oferta – Os Melhores Versículos de Oferta na Bíblia Sagrada

A Sabedoria de Salomão e Os 11 Ensinamentos Financeiros do Homem Mais Rico Que Já Existiu.

Agora se você quer ter acesso a um passo a passo para ter a liberdade financeira que sempre sonhou, CLIQUE AQUI e assista a aula que separei para você.

Se você gostou do conteúdo deste post, deixe um comentário abaixo.

Caso você conheça algum versículo sobre dízimo que não foi mostrado aqui, deixe logo abaixo no comentário para conhecermos.

Um forte abraço, e até o próximo post…

Você já imaginou desvendar os segredos escondidos por trás das histórias mais fascinantes da Bíblia?

Você já se perguntou o que as histórias da Bíblia escondem por trás das palavras? Como as descobertas arqueológicas podem iluminar esses mistérios?

Não deixe essa oportunidade escapar! Inscreva-se agora e comece sua jornada de descoberta e transformação com "A Bíblia Comentada por Rodrigo Silva".

Clique na imagem abaixo e venha fazer parte desta comunidade com + de 30 mil alunos

Compartilhe Agora Mesmo Este Conhecimento:

Conheça os 35 MAIORES ENSINAMENTOS SOBRE FINANÇAS a Luz da Bíblia.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

Quer Aprender Educação Financeira ?

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE DE CRISTÃOS COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA A LUZ DA BÍBLIA.

100% livre de spam.